Plantas Ideais Para Ambientes Internos
Quem não sentiu falta do contato com o meio externo e comprou uma plantinha durante a pandemia mundial do Corona vírus? Se você se identificou, saiba que não foi a única pessoa. Muita gente fez (e ainda faz) isso. Algumas estão muito felizes e outras bem frustradas porque suas verdinhas não sobreviveram ou então estão bem diferentes de quando as compraram.
Sabemos que cada planta tem suas necessidades específicas e uma delas é quanto à questão da luminosidade. O que ocorre, na grande maioria das vezes, é que a planta adquirida não recebe a luminosidade adequada à sua espécie. Quando buscamos plantas para áreas internas temos uma limitação de incidência direta do sol e devemos observar a iluminação natural de cada local onde desejamos cultivá-las. Algumas pedem de 4 a 6 horas de sol e isso impossibilita seu cultivo dentro de casa (a não ser que tenha algum local descoberto que receba sol durante esse tempo, mas não é a maioria dos casos). Outra questão a observar é quanto à qualidade da planta, se está saudável, bem nutrida, se suas partes estão bem desenvolvidas.
E o que devemos fazer antes de sair comprando toda e qualquer planta por aí? O primeiro passo é escolher onde você quer inserir sua planta. Nesse local bate sol? Durante quanto tempo? Em que horário? Não bate sol direto, mas é bem iluminado? Infelizmente locais escuros, como pequenos lavabos, hall de elevadores e corredores internos não são locais adequados para uma planta viver. Nesses locais, opte por plantas artificiais, permanentes ou desidratadas.
Dentro de ambientes, as plantas devem ser de meia sombra ou sombra. Numa varanda nascente, por exemplo, temos as horas iniciais de sol da manhã e devemos ter plantas de meia sombra. Em alguns casos, até dá para cultivar plantas de pleno sol que não sejam tão exigentes quanto ao tempo máximo de exposição ao sol. Mas devemos sempre redobrar a observação sobre elas. O ideal são as espécies de meia sombra mesmo.
Quando temos um ambiente interno sem sol direto, devemos buscar um local bem iluminado se quisermos ter plantas. As espécies de sombra são as mais indicadas.
Outro aspecto que devemos levar em consideração: como se comporta essa planta quando adulta? Muitas vezes adquirimos uma verdinha ainda em estágio inicial (muda) ou então, com porte intermediário. E, com o tempo ela cresce e não cabe mais no vaso que você comprou. Então, o ideal é dar uma pesquisada para descobrir qual tamanho ela pode alcançar. Observe se seu crescimento é para cima ou para os lados. Ela é do tipo pendente ou do tipo trepadeira? Saber sobre a planta facilita muito na hora de comprar. E não errar!
Veja alguns exemplos de plantas para Interiores:
Meia Sombra (ambientes com até 4 horas de incidência direta de sol)
Begônia Maculata
Imagem: Reprodução/Pinterest
Jiboia
Imagem: Reprodução/Pinterest
Espada de São Jorge
Imagem: Reprodução/Pinterest
Orquídea Phalaenopsis
Imagem de Annca
Palmeira Raphis
Imagem: Reprodução/Pinterest
Pau D’agua
Imagem: Reprodução/Pinterest
Peperômia
Imagem: Reprodução/Pinterest
Pilea
Imagem: Reprodução/Pinterest
Samambaia
Imagem de MabelAmber
Sombra (ambientes iluminados sem incidência solar direta)
Aspidistra
Imagem de Alex maschtakov
Anthurium
Imagem de Manfred Richter
Pacova
Imagem: Reprodução/Pinterest
Violeta
Imagem: Reprodução/Pinterest
Zamioculca
Imagem de Jürgen Diermaier
Então já sabe: antes de comprar a planta, observe os locais onde elas vão ficar e de acordo com a luz que você tem no espaço. Assim, você não correrá o risco de comprar uma planta inadequada e se frustrar porque ela não deu certo. Aproveite e curta muito as suas plantinhas e receba delas toda a sua beleza e exuberância.
Veja também:
Principais Tipos de Vasos.
Plantas Para Ter Dentro de Casa.
AUTORA: ISABELA CONRADO
DATA: 31/05/2021
Ficou com alguma dúvida? Ou quer sugerir algum tema? Deixa aqui embaixo nos comentários.